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Design de serviço

Design para serviços em saúde

Após quase uma década de sucesso levando medicamentos de alta complexidade a pacientes de todo país, a Special caminha em direção a mais um passo em sua história. Além da Special Medicamentos, incluiu em seu portfólio a Special Nutrição e a Special Infusões – serviços de nutrição enteral e infusões de medicamentos imunobiológicos e antibióticos, respectivamente.

Leia o case completo e veja como a Design para Estratégia – DparaE contribuiu para a melhoria de serviços de saúde em domicílio da Special.

A Special

Com abrangência nacional e com modelo B2B2C (Business to Business to Consumer), a Special vem, desde 2012, atuando com foco em medicamentos de alta complexidade. Nos últimos anos, ampliou sua atuação para a assistência ao paciente durante seu tratamento médico, incluindo os novos serviços de nutrição enteral e infusões.

Foi com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria e inovação nos três serviços oferecidos em domicílio pela Special (nutrição enteral, antibioticoterapia e imunobiológicos) – envolvendo stakeholders relevantes para gerar valor e diferencial competitivo para o negócio – que atuamos durante no projeto de design de serviço juntamente com a equipe da Special.

Principais desafios

Complexidade

Um dos grandes desafios do projeto diz respeito à complexidade dos serviços de saúde. Além do envolvimento direto da equipe de profissionais da assistência da Special, a necessidade de uma imersão profunda para diferenciar as características de cada perfil de paciente e suas respectivas jornadas em cada serviço, nos fez incluir, na nossa própria equipe da DparaE, o apoio de uma enfermeira. Isso contribuiu para que fossem considerados, simultaneamente, além dos fatores de experiência do paciente, também fatores de melhoria de desempenho e restrições regulatórias.

Pandemia

No contexto do projeto tivemos uma restrição importante: a pandemia Covid-19. Em virtude do contexto desfavorável para o acompanhamento de serviços em domicílio, pelo risco de contaminação e quadro clínico dos pacientes, não foi possível realizar as observações não participantes do serviço previstas no escopo inicial.

Delimitações de escopo e de tempo de projeto

Outro desafio era referente ao escopo e duração do projeto. Além da própria complexidade das soluções em saúde, e pelo fato de envolver três diferentes serviços, o escopo contemplou todas as etapas do Design de Serviço, mas com curta duração.

A abordagem do design de serviço

A abordagem escolhida para guiar o projeto com a Special foi o Design de Serviço. Essa abordagem consiste em aplicar o pensamento do design (Design Thinking) para projetar novos serviços ou melhorar serviços já existentes. O Design de Serviço busca coreografar pessoas, infraestrutura, comunicações e componentes materiais de um serviço para criar valor para os diversos stakeholders envolvidos.

Entre as vantagens de se utilizar esse tipo de abordagem estão a colaboração e a cocriação, que aconteceram envolvendo diferentes profissionais responsáveis pela entrega do serviço. Essa colaboração esteve presente em todas as fases deste trabalho, de modo a incluir e engajar os colaboradores nas mudanças que estavam por vir.

Para saber mais sobre essa abordagem consulte nosso texto sobre o que é design de serviço nesse link.

Fases do projeto

O escopo envolveu as 4 macro fases da abordagem do Design – que considera como central as necessidades e perspectivas dos usuários e se baseiam no Framework de inovação do Design Council, conforme figura a seguir.

Fase 1 – Descobrir

A primeira fase do framework de inovação, Descobrir, abrange um entendimento inicial do contexto do projeto utilizando-se de técnicas e ferramentas que auxiliam a olhar o serviço sob novas perspectivas e estabelecer um entendimento comum do desafio.

Nesta fase, aprofundamos o entendimento por meio da realização de pesquisa qualitativa com diversos stakeholders internos e externos de cada um dos três serviços, entre eles: pacientes e acompanhantes, médicos, profissionais de enfermagem e nutrição, operadoras de plano de saúde e áreas da Special Saúde. Antes de iniciar a pesquisa qualitativa com stakeholders externos, realizou-se o mapeamento das proto-personas e proto-jornadas dos serviços – feitos com os conhecimentos prévios da equipe da Special. Isso contribui para embasar e nortear a realização das entrevistas.

Desde a fase 1 do projeto a equipe da Special foi envolvida em diversos momentos do projeto por meio de workshops (sessões de cocriação), contribuindo para a obtenção de uma visão sistêmica dos serviços por parte da DparaE e da Special, bem como para o engajamento da equipe durante e após o projeto desenvolvido.

Fase 2 – Definir

A partir das análises iniciais e da realização da pesquisa qualitativa com os diversos stakeholders já citados, foi possível desenhar as jornadas atuais dos serviços e identificar as dores e os desafios dos pacientes e acompanhantes em diversos pontos de suas jornadas de tratamento. Com o mapeamento das jornadas, foram identificados pontos de atrito e insights para melhoria dos serviços em domicílio da Special.

Fase 3 – Imaginar

A partir das oportunidades de melhoria identificadas, foram realizados diversos workshops de ideação, nos quais buscou-se explorar diferentes perspectivas a partir do desafio inicial de projeto, redesenhando-o e ampliando o olhar da Special quanto aos seus serviços e oportunidades de mercado. Como resultado, tivemos em torno de 65 ideias geradas para cada linha de serviço.

As principais ideias foram priorizadas e algumas delas foram selecionadas para o desenvolvimento de protótipos, que foram levados ao mercado para apreciação crítica de stakeholders pré-definidos. Foram desenvolvidos 4 protótipos utilizando métodos de prototipação de valor do negócio e de processos e experiências de serviço, como o canvas do modelo de negócio, storyboards e exemplos de comunicação (website da empresa). Os feedbacks obtidos contribuíram para o aprimoramento das ideias, além de expandirem a visão para outras oportunidades de serviço não identificadas na demanda inicial do projeto.

Fase 4 – Projetar

Com base no feedback de mercado, as ideias foram aperfeiçoadas por meio do canvas do modelo de negócio e desenho dos blueprints de serviço. Ao todo, foram gerados 6 blueprints de serviço e 4 canvas de modelo de negócio, que auxiliaram a Special para implantação e materialização do funcionamento das ideias na prática.

Blueprint de serviço: permite estruturar e visualizar as experiências dos clientes com os processos de linha de frente – refere-se às pessoas e processos com os quais o cliente/ usuário tem contato direto – e de bastidores – representa as pessoas e processos invisíveis para o cliente/ usuário – dos funcionários do serviço, bem como os processos de suporte necessários (STICKDORN et al, 2020)
Modelo de negócio: é uma abordagem para cocriar e visualizar os principais componentes de um modelo de negócio, que nos permite testar e refinar iterativamente várias opções (STICKDORN et al, 2020)

Por fim, foram priorizadas as ações no pós-projeto quanto ao potencial de gerar receita e posicionamento estratégico de mercado.

Resultados alcançados

Os principais resultados alcançados envolvem o conhecimento obtido em profundidade quanto aos usuários dos serviços em domicílio e seus acompanhantes, sejam familiares ou profissionais da área de enfermagem, materializados nas personas desenhadas. Vale também citar que o projeto contribuiu para uma maior aproximação da empresa em relação aos stakeholders externos de forma mais estruturada e aprofundada, em especial quanto aos pacientes e acompanhantes.

Além disso, as oportunidades identificadas extrapolaram o objetivo do projeto, abrindo a visão para novas possibilidades de atuação da Special no mercado da saúde além do tratamento domiciliar em seu modelo de negócios tradicional, que era o foco inicial do projeto.

Ressaltamos que o processo de design de serviço não termina com o blueprint de serviço ou com os canvas da proposta de valor. Este é um passo em direção à implementação das soluções para o mercado. Há muito a ser feito, e consideramos que este passo de aprofundar o entendimento sobre as dores atuais, geração de ideias, feedback de ideias e desenvolvimento de ideias devem ser cíclicos, fazendo parte dos processos de inovação e melhoria do negócio, tanto por proporcionarem maior robustez às propostas de serviço quanto pelo alinhamento com as partes interessadas que se tornam cocriadoras de soluções.

O resultado do projeto proporcionou um avanço relevante nos conhecimentos sobre as dores e desafios ligados aos serviços em domicílio, em especial, dos atores envolvidos – tanto pacientes e acompanhantes, quanto em relação aos diversos profissionais de saúde.

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