Data

3/19/2022

Autor

DparaE

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Design para estratégia na gestão de crises

O mundo se depara com um novo desafio. Nesse momento de incerteza, como nós, pessoas e organizações, podemos lidar com isso da melhor forma? Como podemos nos adaptar, adaptar nossas rotinas e estratégias rapidamente, mas com consistência? Como lidar nesse contexto de complexidade e tomar as melhores decisões?Como mostra Vini de Castro neste artigo, o impacto na economia é real e há o temor de que as medidas adotadas causem recessão. Pânico e desespero não ajudam nesse momento, é preciso cuidado com as pessoas, repensar estratégias, processos e experiências, com muita colaboração e ação.Faz-se necessário ir além e se preparar para este cenário incerto e complexo com criatividade e inovação, mas como fazer isso?A seguir sugerimos algumas ações que podem ajudar empresas de todos os segmentos e portes usando nossa abordagem de design para estratégia na gestão de crises.

Cuidar das pessoas

É preciso cuidar das pessoas, e como líder, há este poder e responsabilidade. Além dos cuidados básicos de higiene amplamente divulgados, que devem ser incentivados mesmo quando as pessoas estão em home office, pois é provável que em algum momento tenham que sair para comprar alimentos, por exemplo, um cuidado essencial é com a saúde mental das pessoas.Nesse momento, é essencial termos empatia com nossos colaboradores, clientes, parceiros e demais stakeholders. Estamos vivendo um período sem precedentes, ninguém jamais viveu esse isolamento coletivo e é claro que isso pode ter impactos emocionais. Se possível, dê esse apoio ou recomende práticas e ferramentas para isso, há diversas empresas na área de saúde e bem-estar disponibilizando meditações, práticas de ioga e exercícios físicos, além de atendimentos psicológicos. O site Hypeness listou algumas delas e disponibilizou aqui para acesso.Para evitar a sensação de solidão, existem algumas boas práticas, como a manutenção de contato com o time e colegas de trabalho, com reuniões periódicas e diárias. Para manter a produtividade, já que muitos não estão acostumados a trabalhar em casa, com a família ao redor e todas as tentações de procrastinar, definir prazos e dividir claramente as tarefas são boas práticas. Utilizar ferramentas de interação e controle online para que os squads permaneçam conectados e sem perder a visão do todo também contribuem para manutenção de uma rotina proveitosa. Reuniões e workshops de cocriação podem ser realizados remotamente, com ferramentas como o Miro, Google Apresentações e . Algumas plataformas já disponibilizaram gratuitamente a utilização, neste link você pode conferir um compilado de algumas ferramentas.

Repensar estratégias de negócio a curtíssimo prazo

Planejamento feito, OKRs definidos, mas agora muita coisa está mudando, e não sabemos quais outras mudanças podem ocorrer e quais serão exatamente seus impactos. É necessário adaptar suas ações para o novo contexto. Mas como tomar essas decisões da melhor forma?  Neste artigo da DparaE você confere como tomar decisões.Num ambiente de incertezas, divergências no corpo executivo podem ocorrer. Quando recuar e onde investir? Nestes momentos, saber como facilitar essa tomada de decisão é imprescindível. Ainda, é preciso fazer as perguntas certas. Confira neste texto da DparaE como lidar com esses conflitos e neste artigo como fazer as perguntas certas.Além disso, é preciso acompanhar de perto as ações definidas, afim de verificar seu desempenho, aprender rápido e corrigir rotas.

Redesenhar a experiência dos seus usuários/clientes

As mudanças de comportamento das pessoas estão acontecendo e já podem ser sentidas. Com restrições impostas, é preciso adaptar o modo com o qual seu público interage com sua organização, com seu produto e/ou serviço. Escolas e universidades com aulas presenciais suspensas, produções culturais (como shows, cinema, peças de teatro) estão sendo canceladas, restaurantes e bares estão fechando (estabelecimentos com locais abertos têm sido preferência entre os consumidores, evitando ambientes fechados), agências de turismo com cancelamentos de viagens com altas taxas atendimento ao cliente e queda na contratação de novas experiências. Até fronteiras estão sendo fechadas em alguns estados, restringindo acesso. Nunca vivemos uma realidade como essa.É preciso redesenhar experiências, alterar processos e as interações com os diversos pontos de contato, tanto com clientes, quanto com colaboradores e fornecedores. Mas como fazer isso? Nossa dica é usar o design e o Design de Serviço para criar rapidamente novas soluções em processos, produtos, serviços e modelos de negócio, entendendo o contexto atual e seu impacto no negócio, gerando ideias, implementando e aprendendo rapidamente.

Colaboração: compartilhe conhecimento

Para auxiliar pessoas e organizações a lideram melhor nesse novo contexto que vem se delineando, criamos um grupo de discussão voltado para gestores, empresários e empreendedores, para curadoria de informações, análises de ambiente, troca de experiências, estratégias e cooperação.Clique aqui para participar do grupo. Além disso, realizamos uma live com análise de riscos do Covid-19 nas empresas brasileiras. Para assistir a transmissão, acesse a fanpage da DparaE neste link. Para baixar o material apresentado, clique aqui.

Também estamos disponíveis nas nossas redes sociais, e-mail e WhatsApp.Vamos enfrentar esse desafio e aprender juntos?

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